Agricultura

Para entidades, safra de verão deve superar a colheita deste ano

"

A expansão das lavouras de verão no Rio Grande do Sul prevista para a safra 2014/2015 e as condições meteorológicas poderão resultar em uma nova colheita recorde. Conforme levantamento divulgado na segunda-feira, durante a 37ª Expointer, a Emater estima aumento de 1,49% na área plantada e de 2,8% no volume de grãos, em comparação com a safra histórica colhida neste ano.

:: Área de soja deve crescer quase 3% na safra 2014/2015

:: Leia as últimas notícias sobre agricultura

Em algumas regiões do Estado, o arroz já começa a ser semeado neste mês, e os produtores podem contar com a boa capacidade dos reservatórios.

Os agricultores gaúchos devem semear 1.121.399 hectares de arroz na safra 2014/2015. A área é semelhante à última safra, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que prevê uma diferença de 0,11% em relação à safra anterior, o que indica manutenção de área.

Essa constância deve-se à perspectiva de ocorrência de El Niño em outubro e novembro, com chuvas acima da média. Mas o presidente do Irga, Claudio Pereira continua otimista:

Com os mercados de arroz e de soja estabilizados, devido aos preços atrativos, o Irga acredita que os produtores terão uma colheita com ótimos resultados.

Quanto à produtividade, a expectativa é de que se retorne aos 7,6 mil quilos por hectare. A capacidade dos mananciais, tanto de barragens e açudes quanto de rios e arroios, é plena. O preparo antecipado do solo é de 49,5% em média, maior do que na mesma época de 2013.

As boas condições do clima nos últimos dias de agosto beneficiaram o produtor que acelerou os trabalhos no campo. O grande destaque é a Fronteira Oeste, que tem 79% da área pronta para o plantio.

O tempo deve seguir firme em setembro, o que facilita para os produtores a semeadura no período preferencial, que vai até os primeiros dias de novembro, dependendo da região. O plantio na época ideal é uma das maneiras de alcançar altas produtividades, mesmo em anos de El Niño, em que a tendência é puxar as produtividades para baixo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PPCIs de 30 escolas municipais de Santa Maria irão custa R$ 7 milhoões

Próximo

Jogo desenvolvido em Santa Maria estará no óculos de realidade virtual da Samsung

Economia